segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Você já ouviu falar em distonias?

Distonias (CID G24.0) são contrações involuntárias de partes do corpo. É uma doença neurológica, com incidência de 24 por 100.000 habitantes, rara, de diagnóstico difícil, que não tem cura.

Um tipo de distonia é a cãibra do escrivão, que faz a mão tremer involuntariamente. Muito confundida pelos próprios neurologistas com o Mal de Parkinson, ela costuma acometer músico, escrivães, pessoas que usam muito as mãos.

Um outro tipo de distonia é a cervical. Esta acomete os músculos do pescoço, esternocleidomastoideo, trapézio, esplênio. O paciente gira a cabeça involuntariamente para um lado, para a frente ou para trás. Há uma mudança da postura, geralmente o pescoço permanece virado, havendo ocorrências de dores fortes.

O maior sofrimento dos pacientes, no entanto, é com o desconhecimento da doença, não por leigos, mas por especialistas, neurologistas. Passei por 2 neurologistas que não souberam diagnosticar a doença e classificaram-na como sintomas da depressão que eu tinha na época. Ledo engano. Esse fato fez com que eu ficasse 4 anos passando por psiquiatras (foi o que eles me recomendaram), tomando remédios diversos sem nenhuma resolução do meu problema.

Fiquem de olho!

Um comentário:

Unknown disse...

E´claro Só faltou vc falar o nome da fisioterapeuta q diagnósticou a patologia.