sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Você sabe como a internet funciona?


Muitas pessoas, quando estão diante de um site, me perguntam:

"Geane, onde está a internet?"

A internet é uma grande rede, uma palavra inglesa aportuguesada que quer dizer 'inter redes', pois é uma rede maior que interliga várias outras.

Ela está em cada computador conectado a ela. Não existe um local único onde ela se encontra e é administrada. Ela não tem dono, não tem administrador.

Onde estão os sites, os textos, os vídeos? Em computadores espalhados pelo mundo. Eles são chamados de hospedeiros, pois hospedam os sites. Guardam os textos, as fotos, os vídeos de um site. Quando você digita o endereço de uma página, seu computador através da sua placa de rede e do modem, se comunica com o seu provedor de acesso pra localizar este computador hospedeiro, que pode estar do lado da sua casa ou no Japão. Quando o localiza, você visualiza a página e as duas máquinas ficam 'conversando', você fazendo solicitações e ela o atendendo.

Claro que isso tem uma enorme tecnologia por trás, tanto física (hardware) quanto lógica (software).

Ela surgiu quando conseguiram inventar uma espécie de língua única, padronizada, com suas regras a serem atendidas por todos os computadores. Essa língua e regras são chamadas de Protocolo, que é o responsável pela comunicação entre os computadores.

Utilizamos tanto isso e não sabemos como funciona. É sempre bom entendermos um pouco das coisas, do mundo que nos cerca.

A internet é fabulosa, extremamente útil, em todos os campos do conhecimento. É linda!!


Nenhum comentário: