sábado, 26 de dezembro de 2009

Políticos ou povo corruptos?



É realmente revoltante assistir às mazelas que nossos políticos cometem de forma cada vez mais descarada. Mas é mais revoltante ainda saber que, mesmo diante de provas inquestionáveis, nada acontece com os mesmos.

Mas eu quero fazer aqui uma reflexão sobre isso. E nós, o que fazemos diante desse quadro? Vamos à rua exigir providências? Lotamos as caixas de emais dos governantes cobrando seriedade? Estudamos, refletimos antes de votar? Será que também não temos responsabilidade pelo que acontece em nosso país?

Até porque, os nossos representantes, são assim chamados porque foram escolhidos por nós. Não vivemos uma ditadura, fomos nós mesmos que os selecionamos dentre tantos outros. Eles também são gente da nossa gente. São brasileiros como eu e você. Compartilham da mesma cultura, da mesma língua, da mesma terra. Não são ET's que caíram de pára-quedas pra nos governar. São fruto da nossa terra.Foram pessoas tiradas dentre nós. Pensando assim, será que nós mesmos não somos também desonestos?

Eu compreendi bastante a política brasileira com um exemplo aqui mesmo, no prédio onde moro. Quando cheguei aqui, o síndico fazia o que bem queria e ninguém se importava. Pouquíssimos iam na reunião. Ninguém, com exceção de um ou dois (incrível!), cobrava a prestação de contas do próprio dinheiro. Até chegar numa situação que o condomínio quase faliu e ficamos sem água! Nem assim as pessoas acordaram. Tivemos uma imensa dificuldade pra tirar o síndico e colocar outro. Se todos se importassem mais, cobrassem, ajudassem, participassem das reuniões, não teríamos o rombo que tivemos.

No Brasil, a política é exatamente igual...


Nenhum comentário: