sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Viagras do cérebro


"Fiquei mais inteligente, tudo o que estudo é bem mais aproveitado. Graças ao remédio, passei no vestibular de química e virei um dos melhores alunos da classe. Consegui uma bolsa de um cursinho depois de ficar em 1º e 2º lugar em vários simulados. Tenho consciência que outros estudantes usam o remédio. Mas, se todo mundo tomasse, como vou me destacar?"

Esse depoimento é real e trata-se de um rapaz de 21 anos do Rio de Janeiro. Algumas pessoas estão usando algumas drogas em momentos como vestibulares, concursos, monografias etc. São medicamentos que prometem aumentar em muito a concentração (a ponto de vc só pensar numa mesma coisa por horas a fio), a memória e o aprendizado.

Os problemas (claro, eles sempre aparecem) é que podem ser viciantes, ter efeitos colaterais e não sabe o que pode ocorrer com o uso prolongado.

São eles:

Aprendizado: Fluoxetina, Piracetam, Vasopressina;
Concentração: Adderall, Metilfenidato;
Memória: Aniracetam, Donepezil, Modafinil, Selegilina

Ah! Eles só podem ser vendidos sob prescrição médica.

Fonte: Revista Super Interessante - nov/2009

domingo, 25 de outubro de 2009

Coisas de criança




Tenho um lindo sobrinho chamado Arthur, de 4 anos. Nessa idade as crianças se encontram num mundo a qual não sabem como funciona e têm uma porção de dúvidas.

Esta semana eu estava conversando com ele pelo telefone e perguntei o que estava fazendo. Ele estava desenhando. Perguntei-lhe se era o dever de casa. Ele não entendeu, tive que repetir algumas vezes até que ele 'entendeu': 'Não é dever de casa, é dever de apartamento!'

Minha filha também conversou com ele do nosso telefone fixo para o dele. Ela fazia perguntas e ele respondia com monólogos. Num dado momento, acho que ele ficou impaciente porque disse: 'Agora tenho que desligar porque vão acabar meus créditos.'

Meses atrás estavam num apartamento em Caldas Novas quando sua mãe lhe pedisse que chamasse o elevador. Na sua inocência, ele se postou em frente ao mesmo e ficou gritando: 'Elevador! Elevador! Elevador!'

sábado, 17 de outubro de 2009

Dia do professor


Não podia deixar de relatar aqui o dia daquela que, na minha opinião, é a profissão mais importante do mundo.
Professores têm o poder nas mãos, o poder de transformar cabeças, de mudar uma nação.
Apesar das condições insustentáveis que temos de lidar, ainda existem profissionais apaixonados pela profissão, que se doam aos seus objetivos, ao seu coração.
O maior problema que enfrentamos é, sem dúvida, a indisciplina. A tendência é, ainda, piorar. As crianças estão sendo criadas cada vez mais com menos limites, menos respeito, menos rotina, menos regras. Parece que os pais querem sempre fazer tudo o que as crianças querem, mas não sabem o mal que estão trazendo para seus próprios filhos.
À sociedade: cuidem dos professores, amem-nos, valorizem-nos, pois está sendo cada vez mais difícil seguir essa profissão.


segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Correção

Não posso deixar de citar que, na difícil missão de diagnosticar uma distonia, algumas pessoas foram fundamentais:

Duas fisioterapeutas: minha irmã - Gelaine Santana e sua colega Mônica, grandes profissionais.

Meu médico, dr Nasser Allam, também excelente profissional com currículo invejável.

Obrigada a vocês por me ajudarem nessa luta diária.

Você já ouviu falar em distonias?

Distonias (CID G24.0) são contrações involuntárias de partes do corpo. É uma doença neurológica, com incidência de 24 por 100.000 habitantes, rara, de diagnóstico difícil, que não tem cura.

Um tipo de distonia é a cãibra do escrivão, que faz a mão tremer involuntariamente. Muito confundida pelos próprios neurologistas com o Mal de Parkinson, ela costuma acometer músico, escrivães, pessoas que usam muito as mãos.

Um outro tipo de distonia é a cervical. Esta acomete os músculos do pescoço, esternocleidomastoideo, trapézio, esplênio. O paciente gira a cabeça involuntariamente para um lado, para a frente ou para trás. Há uma mudança da postura, geralmente o pescoço permanece virado, havendo ocorrências de dores fortes.

O maior sofrimento dos pacientes, no entanto, é com o desconhecimento da doença, não por leigos, mas por especialistas, neurologistas. Passei por 2 neurologistas que não souberam diagnosticar a doença e classificaram-na como sintomas da depressão que eu tinha na época. Ledo engano. Esse fato fez com que eu ficasse 4 anos passando por psiquiatras (foi o que eles me recomendaram), tomando remédios diversos sem nenhuma resolução do meu problema.

Fiquem de olho!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Prêmio Nobel


Eu amo as ciências. Por isso estou aqui falando delas.
Esta semana foi divulgado o Prêmio Nobel de Física, que foi para um chinês e dois americanos.
O primeiro desenvolveu a fibra ótica, essa que permite à internet enviar dados em tamanha velocidade, confiabilidade e transmitir áudios, imagens, vídeos etc, o que antes, pra quem se lembra da velha internet, era impossível. A capacidade de transmissão da fibra ótica é 1 milhão de vezes maior que um cabo e são feitas por raio lazer.
Os dois últimos desenvolveram um circuito semicondutor de imagem, que, para leigos como eu, é o pixel, sistema de imagens em minúsculos quadradinhos, responsável por nossas fotos em celulares, câmeras etc.
O Prêmio Nobel presenteia seus ganhadores com uma medalha de ouro, um diploma e um valor em dinheiro equivalente hoje a 2,5 milhões de reais.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Cidade maravilhosa

Como eu fiquei feliz ao saber que vamos sediar as Olimpíadas! Sei que existem muitos brasileiros falando mal disso tudo, parece até que estão esperando o Brasil se dar mal. Talvez por ter tantas pessoas assim é que nosso país é como é.

Pois eu estou torcendo pelo meu país. Sei que somos capazes de sediar tanto as Olimpíadas como a Copa. Não sediamos o pan-americano? Não correu tudo bem?

Claro que as Olimpíadas são um evento internacional, mas já demos o primeiro passo, já tivemos a primeira experiência com o Pan. Será que o comitê olímpico iria permitir que um país sem condições pudesse receber tamanho evento? Claro que não. Fomos muito avaliados nesse período. Lembro-me dos técnicos do comitê sobrevoando as cidades-sede do Brasil.

Ganhamos de cidades como Tókio, Madrid, Chicago, todas de Primeiro Mundo!
É muita felicidade pra mim, brasileira.

Estou torcendo pelo meu país e sei que ele vai ser um enorme sucesso!